Como conectar um PC à rede sem usar fios

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
Especial para a Folha de S.Paulo

"Existe a possibilidade de um PC comum se conectar à internet por meio da tecnologia Wi-Fi?" (Emerson Rodrigues Brito)

Resposta

Wi-Fi é abreviação de Wireless Fidelity, que por sua vez é um nome mais simpático do que protocolo de comunicação sem fios IEEE 802.11.

Para que um micro se conecte sem fio à internet é necessário que exista um access point (ponto de acesso), que, simplificadamente, é uma antena que faz a ligação da internet com os dispositivos Wi-Fi dentro de sua área de cobertura. Dessa forma, quando você chega com um notebook a um hotel ou aeroporto que possua Wi-Fi, a placa do notebook detecta o access point e estabelece uma ligação com a internet.

Dependendo da forma como o access point é configurado, você pode ter acesso irrestrito à internet ou ser obrigado a fazer um login ou registro para obter permissão de acesso.

Você pode criar uma rede local entre micros de mesa usando adaptadores Wi-Fi. Se você possui uma conexão de banda larga, é possível acessar a internet usando um access point ligado ao modem ou ao hub de conexão.

Existem placas de rede Wi-Fi que usam os slots (encaixes) de conexão internos do micro de mesa e outros modelos que usam portas USB. Com isso, você pode, por exemplo, ter três micros de mesa em locais diferentes da sua casa ou escritório conectados sem cabos. É possível conectar um desses micros pode estar conectado à internet e servir de ponte para os outros. Prefiro as placas Wi-Fi que usam portas USB, pois podem ser usadas em outros micros.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home