Spammers enganam usuários do Yahoo! para criar e-mails falsos

da Folha Online

Os spammers inventaram uma nova técnica para enganar os internautas. Circulam na internet e-mails falsos em nome do provedor norte-americano Yahoo! para a criação de contas --quando os usuários cedem ao apelo, criam na verdade um e-mail para que o próprio spammer envie mensagens comerciais não-solicitadas.

No ano passado, o Yahoo! começou a usar uma tecnologia chamada "captchas", que bloqueia a criação automática de contas de e-mail. A idéia era pedir que o criador da conta digitasse uma palavra exibida em uma imagem para distinguir humanos de robôs da internet, freqüentemente usados por piratas para criar contas.

Enviar e-mails falsos em nome do provedor foi a alternativa que os criminosos encontraram para burlar a barreira de segurança.

"Eles não querem somente transformar máquinas em distribuidores de spam, como também envolvem pessoas inocentes em suas atividades", disse Alex Shipp, especialista da empresa de segurança MessageLabs, ao site britânico "The Register"

O e-mail contém uma URL falsa do Yahoo! que despista o internauta e o faz chegar em um site também falso. Essa página exibe conteúdo de ajuda do próprio Yahoo!, mas abre um pop-up falso com o logotipo do provedor e um formulário em que o internauta teria de digitar seu código.

Com a técnica, os piratas aumentam sua capacidade de mandar spams, além de tornar mais complexo o caminho para descobrir de onde vêm as ações ilícitas.

Confira como são as mensagens enviadas em nome do site de busca:

Assunto: Automatic Yahoo identifier completion
Corpo do e-mail: Dear Yahoo! Member,
We must check that your Yahoo! ID was registered by real people. So, to help Yahoo! prevent automated registrations, please click on this link and complete code verification process:
[ URL falsa ]
Thank you.

A MessageLabs recomenda que usuários do Yahoo! também fiquem alerta quanto a e-mails que pareçam ser do provedor e peçam para que o internauta confirme seu login ou senha no provedor.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home