Com um simples toque, celular lê etiquetas e transmite dados

da Folha Online

Fabricantes de celulares aderiram a uma nova tecnologia que permite acesso a serviços e troca de informações com um simples toque, como acontece na leitura de código de barras.

A Nokia é a primeira a adotar a tecnologia, chamada NFC (Near Field Communication), em seu modelo 3220.

Com ela, o usuário acessa informações e serviços de mensagem ao tocar em etiquetas que contenham "atalhos". Também é possível trocar informações ao encostar o aparelho em outro com a mesma tecnologia.

A Nokia, a Philips e uma empresa de transporte público da Alemanha estudam o uso da facilidade na compra e uso de passes de ônibus em Hanau, uma cidade próxima à Frankfurt.

A idéia é fazer com que os passageiros comprem os tíquetes --armazenados em um smartcard na própria capa-- antes da viagem. Assim, basta encostar o telefone no leitor do coletivo para que a passagem do usuário seja liberada.

A novidade já vem equipada com quatro etiquetas nas quais o proprietário pode criar atalhos para os serviços que desejar. "Esse tipo de interação vai criar novas oportunidades para o consumidor se beneficiar com seu telefone", disse Gerhard Romen, chefe de desenvolvimento de mercado da Nokia.

A NFC é possível graças à tecnologia RFID (identificação por rádio freqüência) e sistemas de interconexão.

A capa e o telefone serão vendidos na Europa a partir do primeiro trimestre de 2005. Eles devem chegar aos continentes americano e asiático no segundo trimestre do ano que vem.

Com agências internacionais  

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home