Golpe na Internet atinge clientes de vários bancos
 

Um único golpe de phishing (envio de mensagens falsas com objetivo de capturar dados do usuário) tenta ludibriar clientes de quatro bancos brasileiros e usa como atrativo uma falsa decisão do Banco Central (BC). A intenção aparente dos fraudadores é obter dados confidenciais de clientes de instituições financeiras como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal por meio de um falso e-mail.

O e-mail fraudulento apresenta vários erros de digitação e traz como assunto "Banco Centra do Brasil" (assim mesmo, sem o "l" de Central). A mensagem, datada de 13 de outubro, em nome do BC, alega que alguns bancos são obrigados a recadastrar os clientes que utilizam seus serviços online, caso contrário, as transações financeiras efetuadas via Internet serão bloqueadas.

Os golpistas ainda alertam que "Clientes não recadastrados terão todos seus seviços via Internet cancelados, inclusive talões de cheques, finaciamentos e outros".

Para maior ênfase e também intimidar os usuários, a mensagem ameaça: "Caso seja cancelado os serviços por FALTA de recadastramento, o cliente pagará uma multa de R$ 122,42 (cento e vinte e dois reais e quarenta e dois centavos)".

Logo abaixo, os fraudadores indicam uma lista com seis falsos links para os supostos formulários de recadastramento. Os links mostram endereços legítimos das entidades financeiras, mas apontando o mouse sobre eles é possível ver na barra de status que todos estão direcionados a páginas do domínio mindnet.com.br, uma empresa de informática estabelecida em Niterói, no Rio de Janeiro.

Mas o mais estranho é que, quando se clica nestes links, cada um dos endereços mindnet.com.br é redirecionado para o site da Polícia Federal.

Como exemplo, o endereço http://www.bancodobrasil.com.br, que indica o falso forumulário do Banco do Brasil, aponta para http://www.mindnet.com.br/~cadastro/recadastramento/bancocentral/bb/bb.htm, mas quando se clica neste link o navegador tenta abrir a página http://www.dpf.gov.br/recadastramento/bancocentral/bb/bb.htm, que contém uma mensagem de erro, seguida da informação: "Microsoft-IIS/5.0 Server at www.dpf.gov.br Port 80".

Endereços mais simples, como http://www.mindnet.com.br/~cadastro/, abrem a página inicial do Departamento de Polícia Federal.

InfoGuerra não conseguiu fazer contato com a empresa Mindnet e com a assessoria da PF para saber o que estava havendo. A assessoria do Banco Central disse que a instituição não tinha se manifestado oficialmente e não possuía mais detalhes sobre o caso. Leia uma cópia da mensagem fraudulenta.
 
InfoGuerra


 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home