Irã faz operação para prender webjornalistas
 

Autoridades iranianas prenderam nas últimas semanas pelo menos seis webjornalistas. A denúncia foi feita hoje por colegas e familiares das vítimas. A medida foi considerada como um novo golpe do governo contra a limitada liberdade de imprensa do país islâmico.

Sites e diários online se popularizaram no Irã, onde uma população desproporcionalmente jovem freqüentemente usa a rede mundial de computadores para se divertir e se informar. Nos últimos quatro anos, cerca de 100 publicações iranianas foram fechadas e a Internet acabou se convertendo em refúgio para jornalistas liberais que procuram um lugar para publicarem seus textos.

"Não sabemos onde eles estão sendo mantidos. Soubemos que eles estão em solitárias", disse um parente de um dos presos que pediu para não ser identificado. Grupos internacionais de defesa dos direitos humanos frequentemente criticam a falta de liberdade de expressão do Irã, país que, segundo eles, tem mais jornalistas presos do que qualquer outra nação do Oriente Médio.

O porta-voz do Ministério da Justiça do Irã, Jama Karimirad, afirmou à agência de notícias estudantil ISNA que vários jornalistas de "sites ilegais" serão julgados em breve. Eles vão enfrentar acusações de "propaganda contra o regime, agirem contra a segurança nacional, perturbação da população e insultos contra santidades", disse o porta-voz.
 
Reuters


 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home