Chip duplo da AMD será até 55% mais rápido

SÃO PAULO - O processador Opteron com dois núcleos, da AMD, vai ser entre 30% e 55% mais rápido que o modelo simples, diz a empresa.

A AMD apresentou o futuro Opteron dual-core num congresso sobre processadores na Califórnia. O novo chip deverá ter o mesmo tamanho dos Opteron simples e liberar a mesma quantidade de calor. Assim, poderá ser instalado nos servidores atuais.

Incluir uma segunda unidade de processamento na mesma pastilha de silício é uma maneira de melhorar o desempenho dos chips para servidores. Enquanto o Opteron simples tem 106 milhões de transistores, o modelo duplo terá 205 milhões.

Para que o acréscimo seja possível, a AMD deverá miniaturizar o Opteron, reduzindo o tamanho nominal dos microdispositivos de 130 para 90 nanômetros. Além disso, será preciso diminuir a freqüência de clock entre 600 MHz e 1 GHz para evitar sobreaquecimento.

A idéia do processador com dois núcleos não é nova. A IBM tem um chip desse tipo na sua linha Power desde 2001, enquanto a HP e a Sun lançaram os seus neste ano

A AMD pretende começar a vender seu primeiro modelo com núcleo duplo no segundo semestre de 2005. A Intel tem um projeto similar com lançamento previsto também para 2005.

Maurício Grego, da INFO

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home