Londres reproduz sessões espíritas vitorianas

Um psicólogo britânico está tentando recriar sessões paranormais da Era Vitoriana, quando as chamadas sessões espíritas eram febre entre os britânicos. O professor Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, tentou reproduzir as mesmas condições que fez famosas as sessões na Grã-Bretanha do século XIX.

Os encontros foram realizados no Centro Dana, do Museu Britânico de Ciência, e envolveram 80 pessoas. Todos ficaram sentados a uma mesa de mãos dadas, no escuro, mas as sessões não chegaram a produzir nenhuma experiência paranormal, disse um psicólogo.

"Acho que estamos diante de coisas que têm mais a ver com sugestão e psicologia que com paranormalidade", disse Wiseman. "Muito deve-se à psicologia da sugestão e um pouco a truques, mas estamos filmando tudo em infravermelho para ver se acontece alguma coisa de verdade".

Alguns dos participantes das sessões de meia hora acreditam que um objeto realmente se mexeu sobre a mesa. Mas Wiseman disse que os objetos tinham marcações luminosas, e numa sala escura, sem pontos de referência, a sugestão pode ser suficiente para que as pessoas acreditem em seu movimento. "Para alguns, é uma experiência muito convincente. Também pode ser aterradora. Algumas pessoas desistiram ontem porque ficaram com muito medo", disse Wiseman.

As sessões de quinta-feira no Centro Dana, um café do museu, fazem parte de uma experiência que Wiseman está conduzindo sobre o poder da sugestão. "Temos todos esses testemunhos da época vitoriana dizendo que essas coisas incríveis aconteceram. A dúvida é: podemos dar às pessoas esse tipo de experiência hoje em dia?"

Ele pretende realizar mais sessões em Londres e em outros locais em sua busca pelas experiências paranormais. "Acho que é possível levar as pessoas, bem rápido, a alguns estados mentais estranhos, que podem parecer uma forma leve de hipnose, na qual eles vêem e sentem coisas que não estão acontecendo. Mas eles estão convencidos de que estão", afirmou.

A maior reação das pessoas foi reclamar da pequena duração das sessões, apenas meia hora. "As pessoas adoram essas coisas. Foi uma curtição. Entendo por que eram tão famosas antes da televisão", disse Wiseman. "Agora, por causa da televisão, podem se tornar populares de novo".
 Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home