Novo padrão promete tornar redes Wi-Fi mais seguras

da Folha Online

Os sistemas de segurança usados nas redes Wi-Fi passaram por uma revisão e agora estão mais bem preparados para evitar que dados sejam roubados e os PCs, invadidos.

A atualização usa uma criptografia mais forte e previne que usuários não-autorizados se conectem às redes Wi-Fi. As melhorias foram feitas para garantir às empresas que as redes sem-fio podem ser seguras o suficiente para serem utilizadas.

O desafio, porém, é fazer com que as companhias invistam em atualizações para reforçar a segurança de seus sistemas sem-fio, que atualmente são inseguros, diz o site da "BBC" (news.bbc.co.uk).

Substituição

As redes Wi-Fi são consideradas fáceis de usar, mas inseguras. Problemas com o sistema de criptografia original, o Wired Equivalent Privacy (WEP), usado nessas redes permitiam que hackers capturassem dados transmitidos pelas ondas de rádio.

Esse sistema de segurança original foi substituído por uma tecnologia interina, batizada de Wi-Fi Protected Access (WPA), que agora também foi substituída. Em seu lugar, entra a WPA2, que usa um sistema de criptografia aprovado pelo governo dos Estados Unidos.

Os equipamentos compatíveis com o sistema WPA podem ser atualizados para o formato WPA2. Os produtos para redes sem-fio que ainda usam o WEP não contam com essa possibilidade.

Isso significa que ainda vai demorar um pouco até que as redes Wi-Fi estejam mais seguras. Muitas companhias têm equipamentos antigos e a substituição imediata desses produtos por outros com o novo sistema de segurança deve levar algum tempo.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home