Tecnologia sem fio será rival de cabos e ADSL

A tecnologia emergente de telecomunicação sem fio conhecida como WiMAX, capaz de cobrir cidades inteiras com conexões de Internet de alta velocidade sem fio, vai se transformar em rival das linhas ADSL e das conexões a cabo como meio de conectar domicílios e empresas com a Internet. A avaliação é do presidente da Intel, Paul Otellini.

"Acredito que o sistema WiMAX venha a representar para as linhas fixas e conexão de cabo o que os celulares representaram para a telefonia fixa, não muito tempo atrás", afirmou o executivo durante conferência técnica promovida pela empresa.

A Intel começou a distribuir amostras de chips WiMAX aos seus clientes e assumiu o compromisso de incluir a capacidade WiMAX em sua linha Centrino de chips para laptops, a partir de 2006.

O apoio da Intel à Wi-Fi, outra tecnologia de conexão sem fio com alcance muito menor, tornou essa forma de conectar praticamente um recurso padrão dos computadores portáteis. Otellini disse que o sistema WiMAX compartilha de muitas das características do Wi-Fi, incluindo o baixo custo, o que poderia contribuir para fazer dele um imenso sucesso.

A Intel vem sofrendo pressão de investidores devido ao atraso constante no lançamento de novos produtos e a projeções de faturamento decepcionantes. Pessoas envolvidas na criação de hardware e software desempenham papel importante no futuro da empresa.

A Intel, no passado, concentrava-se em produzir os mais velozes chips para computadores pessoais ao menor custo possível. Seu futuro, no entanto, depende agora de convencer os consumidores a incorporar os chips do grupo a uma nova onda de bens eletrônicos de consumo, como celulares e computadores portáteis.

Além das capacidades de comunicação sem fio, a Intel criou tecnologia de combate à pirataria conhecida como DTCP/IP, para proteger contra roubo o conteúdo transmitido via redes domésticas.
 
Reuters

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home