FBI prende cracker que roubou código do AltaVista

SÃO PAULO - Laurent Chavet foi preso pelo FBI na semana passada sob suspeita de ter roubado o código fonte do sistema de busca AltaVista há dois anos. Coincidência ou não, o cracker trabalhava atualmente na Microsoft, na divisão MSN Search.

A Microsoft anunciou recentemente que vai redesenhar totalmente sua ferramenta de busca, hoje baseada em uma tecnologia licenciada pela Inktomi, divisão da Yahoo!. Uma versão prévia do novo sistema foi liberada para testes na semana passada.

Chavet foi funcionário da AltaVista mas, segundo os federais, acessou ilegalmente os sistemas da companhia entre março e junho de 2002, período em que não trabalhava mais lá. O FBI disse ao jornal Seattle Post Intelligencer que o cracker copiou para seu computador pessoal uma tecnologia patenteada para a realização de pesquisas na web.

A Microsoft admitiu que Chavet fazia parte de seu quadro de funcionários, mas não confirmou para o jornal em que divisão ele trabalhava - a informação de que o cracker fazia parte da equipe MSN Search e que era visto como "especialista em tecnologia de busca" veio de outros empregados da companhia. Por meio de um porta-voz, a empresa só declarou que "exige que seus funcionários sejam honestos, éticos e ajam dentro da lei".

Após sair da AltaVista e antes de entrar na Microsoft Chavet trabalhou no laboratório de pesquisas da IBM em Almaden, conta a matéria. As acusações contra o cracker - que é francês e teve o passaporte confiscado - não afetam nem a Big Blue e nem a Microsoft, tanto que o FBI não apreendeu máquinas em nenhuma das duas companhias.

A AltaVista avaliou os danos causados por Chavet com a invasão dos sistemas em mais de 5 000 dólares - o cracker disse ao FBI que acessou o sistema porque tinha "curiosidade em acompanhar a evolução da ferramenta". O caso será julgado por uma corte de San Francisco especializada em crimes de computador; a primeira audiência acontece no próximo dia 20.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home