Quantidade 'sem precendentes' de vírus ataca o Windows
 


Um número sem precedentes de vírus que afetam PCs que utilizam o Microsoft Windows está se espalhando pela internet, alertaram empresas de segurança para computadores.

Encabeçando a lista de ameaças está agora o vírus Netsky.D, a quarta versão de um vírus que se infiltra em redes à procura de novos endereços de e-mails para o qual ele próprio se envia.

Os usuários poderão saber se o seu PC foi afetado por esse intruso nesta terça, 2 de março, data em que teoricamente as máquinas infectadas devem fazer sinais sonoros algumas vezes ao longo do dia.

Muitos dos vírus na lista dos mais perigosos são novas variações de vírus que causaram bastante dor de cabeça nas últimas semanas.

Multiplicação

O Netsky original surgiu em 16 de fevereiro. Desde então, já se multiplicou em sete tipos diferentes.

O Netsky.D, detectado no dia 1º de março, se espalhou tão rapidamente que as companhias de produtos antivírus estão fazendo alertas sobre ele.

Esse vírus afeta computadores equipados com o Windows 95, 98, 2000, ME e XP.

O Netsky.D vem como arquivo anexo num e-mail e, como de costume, se aproveita da curiosidade dos usuários da internet, levando-os a clicar para abri-los.

É possível reconhecê-lo antes de executá-lo, pois ele vem anexo num arquivo cuja terminação é sempre a mesma, ".pif".

O seu trunfo é que, uma vez instalado numa máquina, o Netsky.D lê os discos rígidos de todos os outros computadores conectados à rede.

"Assim, infectando apenas um computador, ele pode se apoderar de todos os endereços de e-mail arquivados numa rede corporativa, talvez um total de 50 mil endereços, a partir de uma única máquina", disse Mikko Hyppoenen, da empresa de antivírus F-Secure.

Outro vírus que surpreendeu os especialistas pela grande quantidade de variações que surgiram em curto tempo foi o Bagle. Nada menos que oito tipos desse vírus circulam pela internet.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home