Alta velocidade é cartada de operadoras

da Folha de S.Paulo

Não são apenas os aparelhos que ganham versões melhoradas com maior rapidez. As operadoras de telefonia móvel também apostam em serviços para o usuário, com destaque especial para transmissão de dados em alta velocidade e imagens.

A maior novidade da Vivo (www.vivo.com.br) é o Evdo, que promete acesso à internet com velocidade de até 2,4 Mbps (megabits por segundo).

Outra inovação faz parte do serviço de GPS da Vivo, que utiliza o sistema de satélites para localização em áreas ao ar livre de forma combinada com a tecnologia de triangulação entre estações rádio base (ERB) que permite a localização em áreas internas.

Também há demonstrações do Vivo Zap, serviço que permite conexão à internet por meio de notebooks e micros de mão com velocidades de até 144 Kbps, e do Vivo ao Vivo, pacote de serviços como envio de imagens, mensagens de voz e texto, rede Wap e down- load de tons, jogos e vídeos.

O destaque da Claro (www.claro.com.br) é a tecnologia Edge, que promete superar em quatro vezes a velocidade de tráfego de dados atual.

Utilizando o Edge, os usuários poderão assistir a vídeos na tela do celular. Até aí, nada que já não exista. O diferencial está no fato de que a tecnologia substitui o download por vídeos por streaming, que executa um arquivo direto da fonte, como se fosse uma transmissão ao vivo.

Outro destaque é o Palm Tungsten W (R$ 1.999; www.palmone.com.br), um micro de mão com celular acoplado que reúne as tecnologias GSM e GPRS para transmissão sem fio de voz e dados.

A Claro também mostra alguns serviços focados no mercado corporativo, como o Gestor Online, que permite à empresa controlar o uso individual de celular pelos funcionários, bloqueando o aparelho em determinados horários e para alguns tipos de ligação.

A tecnologia Edge também é destaque no estande da TIM (www.timbrasil.com.br), com a Rede Tim Edge, cujo lançamento comercial está previsto ainda para este mês.

Para quem tem celular com câmera digital, a novidade é o serviço TimClick, que permite imprimir fotos em papel, as quais são encaminhadas, posteriormente, via correio para um endereço determinado pelo usuário.

O Vídeo Mensagem permite gravação e envio de clipes de até 40 segundos para um e-mail ou celular com a mesma tecnologia.

A Tim também exibe um serviço que possibilita assistir a canais de TV na tela do celular.

   

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home