Cientistas criam balança microscópica para pesar vírus

Mark Peplow
Nature News Service


Quanto pesa um vírus? Cerca de 10 femtogramas, de acordo com cientistas que criaram uma balança microscópica que pode detectar a massa de uma única partícula de vírus. Isso representa cerca de um trilionésimo de um grão de arroz, diz o líder da pesquisa Rashid Bashir, da Universidade Purdue.

Usando um minúsculo trampolim, Bahir e seus colegas pesaram o vírus usado na vacina contra a varíola. A placa, feita com uma lâmina de silício de apenas 30 nanômetros de espessura, ou 2.000 vezes mais fino que um fio de cabelo, vibra naturalmente a uma freqüência que pode ser medida pela variação na reflexão de um feixe de laser em sua ponta. Quando um objeto microscópico como um vírus se fixa no final da placa, a freqüência da vibração muda para uma quantidade que corresponde ao peso do vírus.

Construir uma balança minúscula como essa não é uma façanha -pesquisadores já fizeram dispositivos parecidos antes. Mas Bashir planeja adaptar sua balança de modo a transformá-la num detector de vírus.

Ele pretende cobrir o trampolim com anticorpos específicos para cada tipo de vírus, assim, apenas aquele vírus poderia fixar-se na balança. Se a freqüência da placa mudar, isso significaria que o vírus presente está no ar.

"Esse tipo de detector pode, um dia, ser usado para monitorar a pureza do ar em hospitais, ou ajudar na checagem de segurança para armas biológicas", diz Bashir.



Tradução: Gisele Ribeiro

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home