Quem inventou o pára-quedas?

Rafael Garcia

Fernando José Gomes, Rio de Janeiro, RJ

Um salto para o futuro

Existem relatos de que os chineses chegaram a testar o pára-quedas no século 12, mas com poucas evidências. No Ocidente, o utensílio foi concebido pelo artista-arquiteto-engenheiro italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519). O invento tinha a intenção de ajudar pessoas a escaparem de edifícios incendiados, mas não chegou a ser testado na época.

O francês Louis-Sébastien Lenormand (1757-1839) foi o primeiro ocidental a demonstrar na prática o princípio do pára-quedas, ao pular de cima de uma grande árvore aparando a queda com dois pequenos pára-quedas em formato de guarda-chuva. O francês Jean Pierre Blanchard (1753-1809) foi provavelmente o primeiro pára-quedista a saltar de uma altitude mais perigosa, para escapar de um balão em chamas.

No começo, os pára-quedas eram feitos de tecido e armação, e não eram muito práticos. O primeiro feito apenas de seda, que podia ser dobrado, foi usado pelo francês André-Jacques Garnerin (1769-1823), que pulou de uma altitude de 2.500 metros.

O modelo clássico de pára-quedas - embutido numa mochila e acionado por uma corda - surgiu só no início do século 20. O primeiro salto a partir de um avião foi realizado em 1912 por Albert Berry, capitão da força aérea dos EUA.

Fonte: 'The Big Umbrella', de John Lucas, e 'Enciclopédia Britânica'

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home