Polícia apreende celulares Oi fraudados no Rio

SÃO PAULO - Após denúncia da Oi, a polícia carioca apreendeu na tarde desta quinta-feira (05) em Duque de Caxias 11 celulares da operadora que haviam sido desbloqueados ilegalmente, por software, para uso na rede da concorrente Claro.

As apreensões foram feitas em três lojas da própria Claro no município, e envolveram também três computadores e um equipamento que era usado para o desbloqueio clandestino. Como não houve flagrante, os funcionários das lojas não foram presos, mas responderão a inquérito policial.

Segundo o delegado titular da 59ª DP, dr. Ademir de Oliveira Silva, a investigação começou após denúncia da Oi, em 15 de janeiro, que acusava apenas uma das lojas envolvidas pela fraude. Como se descobriu que outras duas lojas participavam do esquema, foi necessário mais tempo para obtenção dos mandados de busca e apreensão que permitissem que a operação fosse realizada simultaneamente nos três estabelecimentos. A polícia desconfia, ainda, que os aparelhos fraudados possam estar sendo usados pelo crime organizado, como forma de despistar a origem de chamadas feitas de dentro dos presídios.

Além de apurar esta possibilidade, conta o dr. Ademir Silva, a polícia ainda vai investigar a responsabilidade da Claro na operação fraudulenta.

Dos 11 celulares desbloqueados ilicitamente apreendidos, dois constavam no cadastro de aparelhos roubados que é mantido pela Oi e pela TIM. Isso não significa que os outros não tenham sido também roubados ou furtados, perdidos ou mesmo comprados pelos usuários em lojas da Oi para depois serem cadastrados na Claro, o que não é mais permitido. Segundo a Oi, seus aparelhos são subsidiados ao consumidor e acabam saindo mais em conta do que os vendidos pela Claro. Com isso, a operadora acaba perdendo este subsídio, que seria pago justamente com o uso da sua rede GSM.

Por sua assessoria de imprensa, a Claro informou que seu departamento jurídico está analisando as denúncias e se pronunciará sobre o assunto tão logo chegue a uma conclusão.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home