Sistema transmitirá TV para cômodos da casa

YUKARI IWATANI KANE
da Reuters

Uma nova tecnologia sem fios, com banda suficiente para transmitir sinais de TV a cabo para uma TV em qualquer lugar de uma casa, deve estrear no mercado já no próximo ano.

O grupo industrial Multiband OFDM Alliance --liderado pela Texas Instruments-- afirma que publicará os padrões para a tecnologia em maio. Produtos com a novidade, conhecidos como Ultra Wideband, chegarão em 2005.

Redes Ultra Wideband funcionam com menos energia do que as populares Wi-Fi. Além disso, elas são capazes de carregar uma quantidade de dados maior, como arquivos de transmissão de vídeo e áudio.

Jeff Harris, diretor de desenvolvimento de negócios da General Atomics, disse que um decodificador de satélite ou de TV a cabo equipado com a tecnologia pode transmitir vídeo para qualquer televisor próximo. Desde que a TV esteja preparada para receber sinais Ultra Wideband.

O executivo aponta que os consumidores também serão capazes de transferir imagens de uma câmera de vídeo digital para um computador pessoal por meio da tecnologia wireless. Em escritórios, o Ultra Wideband poderá substituir cabos de tráfego intenso, como os de data centers.

O grupo planeja enviar amostras de chips Ultra Wideband para outras empresas do mercado no quarto trimestre de 2004. A fabricação de produtos deve ser iniciada no começo de 2005. A expectativa é que lançamentos compatíveis com a tecnologia wireless cheguem às lojas na metade do ano de 2005.

O Multiband OFDM Alliance é um grupo industrial formado por mais de 50 membros do mundo todo, incluindo a coreana Samsung Electronics, a japonesa Matsushita Electric Industrial e a finlandesa Nokia.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home