Lançar um website é uma espécie de festa

Nosso amigo foi a um casamento e voltou com uma curiosa analogia entre a realização da festa e as etapas que envolvem o planejamento, o lançamento e manutenção de um site. Que sejam felizes para sempre!

Claudio Nossa

O que um casamento tem a ver com a web ou com a confecção de um website? Nada? Bom, depois de estar presente em um casamento recentemente, verifiquei que existem muitos pontos em comum. Certamente são pontos inerentes ao processo de criação e planejamento de qualquer evento ou produto, mas tenho certeza que depois de ler esta analogia entre o casamento e um site você vai ficar atento às cerimônias. E, caso vá se casar, é melhor pensar no processo de criação de um website e bater um papo com um profissional web.

Vamos ver o casamento passo a passo:

  • Estudo de viabilidade: quanto vai custar o evento

  • Benchmarking: o que as outras pessoas fizeram nos seus casamentos de mais legal

  • Conteúdo: o que vai ter no casamento

  • Adequação: a festa deve estar adequada aos noivos e aos convidados ou vice-versa?

  • Registro: é preciso fazer o registro do casamento em algum lugar

  • Comunicação: envio de convites e informe a sociedade

  • Webmaster: tem que ter um padre, não é?

  • Administração de conteúdo: alguém precisa tirar fotos e registrar os fatos

  • Acesso: só entram convidados

  • Interatividade: foram convidadas muitas pessoas e é preciso interagir

  • Acessibilidade: não adianta fazer uma festa na Bahia se os seus convidados e os noivos moram em Pernambuco

  • Atração: festa

  • Lembrança: dar algo para o visitante é muito importante

Bom, realmente um site para ser desenvolvido passa por algumas destas fases. Durante a cerimônia pude questionar outra coisa: será que realmente, no casamento, os noivos se preocupam com os convidados? Afinal, o casamento está sendo feito para eles, pois se não o fosse os noivos iriam sós e pronto, tudo resolvido. Entendo que o casamento é uma forma de mostrar para a sociedade o evento, então a sociedade é o público-alvo, ok? Também acho que sim, mas não foi o que constatei.

Verifique alguns pontos coerentes ou discordantes da cartilha de um bom site:

– No início eu falei que ouvia o padre, e era verdade. Mas não conseguia ver os noivos, apenas ouvir o padre, pois atrás deles estavam dois fotógrafos, cada um com um iluminador e dois filmadores, também com seus iluminadores. Na verdade acho que os noivos queriam registrar para eles a festa e esqueceu do público que foi convidado. Este é o grande pecado de um profissional de web quando não entende seu público e acha que tudo que é feito por ele é bom. O casamento pode ter sido lindo, maravilhoso e grandioso, mas a sorte dos noivos é que eles só se casam uma vez apenas, caso contrário teriam que fazer um grande esforço para ter audiência novamente.

– A cerimônia do casamento se compara às introduções intermináveis que fazem em Flash. Poucos adoram. Na verdade, apenas aqueles que se interessam diretamente pelo assunto. A grande maioria deseja que a introdução acabe logo para ter início o grande momento de interatividade e busca de novas experiências. Talvez por isso a noiva evite atrasar tanto hoje em dia.

– O acesso para estas festas é bastante rígido. Dificilmente uma pessoa que não seja "cadastrada" entra e verifica o conteúdo do evento. Mas é preciso ter pessoas para entrar em sua festa e para isto é importante criar uma rede de relações boa e que aceite seu convite para viver os momentos festivos. Dependendo do tipo do público e este sendo misto, crie outras atrações para eles, dando acesso ao evento dependendo do seu perfil.

– Realmente o melhor do evento é a festa. Os noivos estão preocupados em garantir que os seus convidados tenham uma experiência positiva através de boate, perucas, DJ e iluminação. Da mesma forma um profissional de web deve pensar. Conteúdo ainda é a fórmula mágica para se ter audiência em sua festa/site.

- E as lembrancinhas? Estas estão cada vez mais chiques. Torna-se muito importante dar algo em troca para os convidados. Algo que transmita o sentimento de "obrigado por estar aqui". Afinal, as pessoas deixam de fazer outras coisas para estar ao seu lado e certamente se importam com você e com o que tem para falar.

- Lua de mel! Deixem esta parte para um outro artigo!

Enfim sós! Quando for iniciar o desenvolvimento do site, pense sempre com quem você estará se comunicando ou casando. Busque criar um relacionamento direto e verdadeiro com esta pessoa e lembre-se que em um casamento se promete amar o outro na saúde ou na doença, na pobreza ou na riqueza, na alegria ou na dor, nos topwebs ou nos bugs também. Assim, só uma coisa é certa: serás feliz para sempre. [Webinsider]

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home