Preso acusado de aplicar golpe milionário pela Web


O paraense Josenias Barbosa dos Santos, de 29 anos, um dos estelionatários mais procurados pela Justiça do Estado do Pará, foi preso em Fortaleza na manhã do último sábado, em um apartamento de luxo no bairro Aldeota. Segundo a Polícia Federal no Pará, Josenias é acusado de compor uma quadrilha acusada de aplicar um golpe pela Internet estimado em R$ 100 milhões no sistema financeiro. Outras 27 pessoas acusadas de envolvimento no mesmo grupo foram presas há duas semanas, em várias cidades do Pará, Maranhão, Piauí e Goiás, durante uma megaoperação da PF.

O principal alvo da quadrilha eram correntistas do Banco do Brasil, mas a PF também já detectou que clientes de vários bancos como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Real, Unibanco, entre outros, também foram lesados. No entanto, no Ceará, ainda não foi detectada a ação da quadrilha.

Os golpistas praticavam a ação criminosa mediante o envio de mensagens pelo e-mail de clientes das instituições bancárias, os quais, ao serem clicados pelos destinatários, propiciavam a imediata instalação de programas fraudadores nos computadores dos usuários. O objetivo era capturar informações pessoais e sigilosas, remetendo-as, em seguida, aos integrantes da quadrilha. Dessa forma, os fraudadores conseguiam transferir dinheiro dos clientes dos bancos para contas correntes de "laranjas", pessoas que emprestavam suas contas para efetivação da fraude.

Em Fortaleza, Josenias foi preso por agentes da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). O delegado Jaime de Paula Pessoa informou que a prisão do estelionatário ocorreu após um levantamento feito pela PF no Pará, que encontrou indícios dele ter se refugiado na capital cearense desde o início da operação deflagrada pela PF, no último dia 5. "Recebemos a comunicação e passamos a investigá-lo. No sábado, quando se encontrava em casa, ele (Josenias) acabou preso", afirmou o delegado. As investigações apontam que o estelionatário estava morando sozinho e a polícia ainda não teve como comprovar, até ontem, se algum cearense foi vítima do golpe.

Josenias Barbosa dos Santos tem mandado de prisão temporária decretado pelo juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, da 4ª Vara da Justiça Federal. Por causa da importância da prisão para as autoridades paraenses, a transferência do estelionatário para Belém deverá ocorrer ainda hoje. Agentes federais daquele Estado deverão vir buscá-lo no Ceará. No Pará, Josenias está indiciado por crime contra o sistema financeiro, formação de quadrilha, estelionato e falsificação de documento particular. As penas variam de três a 12 anos por crime contra o sistema financeiro, um a quatro anos por formação de quadrilha, e de seis meses a três anos, por estelionato.

Há um ano, no Pará, a PF vinha desenvolvendo investigações para chegar aos integrantes desse grupo. Na operação, cerca de 30 computadores e vários veículos importados foram apreendidos pela Justiça Federal, com os acusados. Nos computadores, os peritos da PF já detectaram a instalação de programas que conduziam os usuários a navegar em programas desenvolvidos pelos golpistas. Já os veículos podem ter sido adquirido com o dinheiro desviado. Foi através da perícia nos computadores que a PF chegou à estimativa do golpe ter somado cerca de R$ 100 milhões.


O Povo


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home