Pequenos notáveis

Os novos computadores de mão invadem o mercado e trazem acoplados 
celulares e máquinas fotográficas

Lia Vasconcelos
Colaborou Henrique Fruet

Os novos computadores de bolso, os PDAs (assistente pessoal digital, na sigla em inglês), também conhecidos como palmtops ou handhelds, estão cada vez mais avançados. Além de trazerem os tradicionais editores de texto e planilhas, funcionam como celular, tiram fotos com câmeras integradas, reproduzem MP3 e pequenos vídeos, recebem e enviam mensagens eletrônicas e muitos vêm com um teclado, para quem não se adapta a escrever no monitor com a caneta óptica. O mercado é crescente no Brasil. Em 2002 foram vendidos cerca de 250 mil, mas estima-se que em dois anos esse número chegue a 640 mil.

Os handhelds não estão só nos bolsos dos executivos dos centros urbanos, mas também dentro de milhares de barcos que navegam pelos oceanos do planeta. Como no Paratii 2, do famoso aventureiro brasileiro Amyr Klink. Quando partir no sábado 15 para sua nova aventura, desta vez rumo à Antártica e à África, Klink e seus cinco companheiros terão à disposição três notebooks e três PDAs iPaq 5550 que funcionam como um celular e permitem a sincronização de dados com o computador sem o uso de cabos, por meio da tecnologia Bluetooth. Toda essa infra-estrutura ajudará a produzir fotos para futuras exposições, boletins e arquivos de viagem. “A cada projeto, trabalhamos com tecnologia de última geração para garantir que os desafios técnicos sejam superados”, afirma Klink, o primeiro homem a atravessar o Atlântico Sul num barco a remo de seis metros de comprimento.

Turbinados – Apesar de os navegadores ainda serem obrigados a levar cartas náuticas, grande parte delas foi substituída pelos PDAs e notebooks. “É possível ter toda a cartografia dentro do computador”, assegura Klink. Segundo ele, a única desvantagem desses aparelhinhos é sua baixa autonomia. Precisam ser recarregados de tempos em tempos. Assim como o iPaq usado por Klink, o Gradiente Partner e o Tungsten W, da Palm, também funcionam como celular. O Partner ainda reproduz música MP3 e tem um gravador de voz digital. Já a grande sensação do Tungsten W, que deve chegar às lojas até o final do ano, é seu teclado embutido para quem tem dificuldades em lidar com a caneta óptica do PDA e a possibilidade de acesso à internet, incluindo o envio e recebimento de e-mails. Para quem busca um Palm mais simples e barato mas não abre mão da tela colorida, uma boa opção é o Tungsten E, outra novidade para o Natal.

Apesar de não fabricar seus computadores de mão no Brasil, é possível achar em algumas lojas do País os handhelds da Sony. A vedete da linha Clié é o NZ90, que grava pequenos vídeos, reproduz MP3, vem equipado com tecnologia Bluetooth e tem uma câmera fotográfica de 2 megapixel integrada. “A tendência é que cada vez mais os handhelds assumam as funções do PC e do notebook”, afirma Alexandre Szapiro, vice-presidente da Palm. As novidades não param por aí. Há por volta de 60 mil programas na internet para o PDA ficar ainda mais turbinado. As opções são muitas, só depende da capacidade de memória do aparelho – para a maioria dos handhelds é possível comprar cartões de expansão. Dá também para baixar da internet jogos como pinball e paciência, além de programas que ajudam a controlar as despesas domésticas, a ver mapas de ruas e a programação de cinema e teatro.

O comprador de primeira viagem deve ficar atento. Existem dois
sistemas operacionais diferentes para PDAs, que não são compatíveis entre si. Um deles foi criado pela fabricante Palm, o Palm OS, que
equipa cerca de 70% dos aparelhos que estão no mercado. O outro
é o Windows Mobile 2003 para Pocket PC, da Microsoft, que está em handhelds da HP, por exemplo. A maior parte dos programas disponíveis para download na internet é compatível com o sistema Palm OS porque este tem o maior número de usuários. Escolha feita, a diversão e o trabalho estão garantidos.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home