Cartão de memória de plástico custa menos e tem mais capacidade

da Folha Online

Engenheiros da Princeton University (EUA) e dos laboratórios de pesquisas da HP desenvolveram um dispositivo de memória a partir de plástico condutor e silício. A combinação dos materiais resultou em um cartão de memória barato e supercompacto, mais rápido e simples de usar do que os tradicionais CDs.

Os especialistas detalharam a invenção na edição desta quinta-feira (13) da Nature (www.nature.com). Eles explicam que a mídia pode ter medidas muito pequenas porque não implica no uso de partes móveis para a sua leitura, como o laser e drive exigidos pelo CD.

Stephen Forrest, professor de engenharia elétrica da Princeton University, disse que a criação se trata de algo híbrido. "Produzimos um dispositivo orgânico (o polímero de plástico) e ao mesmo tempo inorgânico (uma fina camada de silício)", contou.

O novo equipamento funciona como um CD na hora de gravar os dados. Até mesmo porque a gravação dos dados envolve mudanças físicas permanentes --e pode ser feita apenas uma vez. No entanto, ele também se pareceria com um chip de memória convencional, pois pode ser conectado diretamente a um circuito eletrônico e não se movimenta.

O dispositivo pode ser produzido a um custo tão baixo que não é prejuízo usa-lo apenas uma vez, diz Forrest.

Os circuitos de memória são tão pequenos que, de acordo com os testes feitos pelos engenheiros, conseguem armazenar 1 megabit de dados em um dispositivo de 1 mm2, com a espessura de uma folha de papel. Se usar os circuitos montados em bloco --um sobre o outro-- o dispositivo é capaz de gravar mais de 1 GByte --ou cerca de mil imagens de alta definição, num espaço de 1 cm 3 (algo semelhante à medida da ponta de um dedo).

Forrest diz que transformar a invenção em um produto comercial exige mais trabalho --envolve a criação de um processo de produção em larga escala, além de testes de compatibilidade com os eletrônicos existentes atualmente no mercado. Segundo o engenheiro, isso levaria cerca de cinco anos.

Sven Möller, Craig Perlov, Warren Jackson e Carl Taussig, cientistas do HP Labs, também assinam a criação. 

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home