Chip contra falsificação é feito com papel adesivo

A empresa alemã Tesa scribos apresentou ontem um chip contra falsificações fabricado a partir de papel adesivo e que, segundo a empresa, impedirá um crime que causa anualmente prejuízos da ordem de 300 bilhões de euros em todo o mundo. No pequeno dispositivo, de apenas um milímetro quadrado, podem ser gravados códigos e hologramas individuais de até um quilobyte.

Um leitor de laser permite vasculhar cada um dos pequenos chips e certificar se o produto é autêntico ou se é uma falsificação. A técnica requererá cinco anos de trabalho para seu desenvolvimento total, depois que seus responsáveis descobriram de forma casual a alta capacidade para armazenar informação do papel adesivo.

Steffen Noethe, um dos inventores, disse que a pirataria causa a cada ano "prejuízos da ordem de 300 bilhões de euros (US$ 351 bilhões) no mundo todo" e que, só nos EUA, a falsificação de produtos se multiplicou por nove desde 1998. "As cópias profissionais são muito difíceis de serem diferenciadas de produtos originais, inclusive para especialistas", afirmou Noethe, que também disse que a falsificação no setor farmacêutico tira a vida de cerca de 70 pessoas cada dia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele afirmou ainda que, entre outros dispositivos contra a pirataria, o novo sistema tem várias vantagens como "sua alta capacidade para armazenar informação e precisão".

 EFE


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home