Fundação cria projeto para substituir papel

A FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) prepara para este ano a mais ousada e radical iniciativa de organização digital já realizada em uma instituição de ensino no Brasil. Até o final de 2003, 80% do papel que circula entre as oito faculdades, o colégio e a área administrativa (atendimento ao aluno, rh, compras, requisições, memorandos etc.) deixarão de existir.

A organização digital na FAAP significa retirar de circulação 15 toneladas de papel por ano, ou, do ponto de vista ambiental, deixar de processar 300 árvores. Só com cartuchos de tintas para impressora a FAAP vai deixar de gastar R$ 600 mil este ano.

Desde requisição de materiais até convocações para reuniões entre professores serão feitas on line. Complementando estas ferramentas, foi desenvolvido um comunicador instantâneo exclusivamente para os usuários da IntranetFaap, ou seja, um ICQ FAAP.

Atualmente, a FAAP é a única instituição de ensino brasileira onde já é possível fazer matrícula ou obter certificados pela Internet. A idéia de Rafael Possik, responsável pela implantação da organização digital, é acabar com papel e burocracia excessivos tanto para o público externo, que utiliza os serviços da instituição, quanto para funcionários, professores e alunos.

Hoje, a Faap já permite que vestibulandos inscrevam-se online pela web no seu Processo Seletivo. Os alunos regularmente matriculados podem fazer o pedido de renovação e pagamento de matrícula pela Internet, além, naturalmente, de consultar notas e faltas, fazer qualquer tipo de solicitação ou requerimento administrativo e consultar ofertas de estágio.

O Portal FAAP inovou ao criar um hot site de convocação para reuniões. Cada professor recebeu um endereço eletrônico (e-mail gratuito fornecido pela Faap, do tipo nome@faap.br) com acesso a este hotsite, que contém um vídeo e uma ficha de inscrição on-line. Este conceito de interatividade, usando multimeios, é o embrião de um projeto maior, o e-learning, ou seja, ensino à distância pela Internet.

Em seus computadores, professores ou funcionários receberão as imagens do diretor do departamento fazendo o convite e explicando pontos da pauta da reunião. Segundo Possik, a convocação digital agiliza processos, ao mesmo tempo que o convite com a imagem do diretor ajuda a quebrar a frieza natural de memorandos.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home