Novo sistema usa o nariz como mouse

Wellington Otto Bahnemann

Pesquisadores canadenses do Instituto de Tecnologia da Informação do Canadá desenvolveram um software que facilita o acesso ao computador para deficientes físicos. Trata-se do Nouse, um sistema em que o nariz da pessoa funciona como um mouse.

Para utilizar a novidade, não é necessário usar nenhum equipamento especial. Basta possuir uma câmera conectada no PC, via USB, e baixar o software, em inglês, disponível no site do instituto. Apesar do projeto ser voltado para ajudar pessoas com diversas deficiências físicas, acredita-se que a tecnologia poderá ser aproveitada por empresas de videogames.

O conceito utilizado para desenvolver o software foi o de interface de percepção do usuário. Com isso, utiliza-se os movimentos da pessoa para controlar o programa. Os pesquisadores afirmam, no site do instituto, que o nariz foi escolhido por ser o ponto do rosto mais próximo da câmera. Além disso, "as outras partes do corpo não possuem movimentos rígidos, o que não possibilita uma técnica viável", concluem.

Outros aplicativos foram criados baseados no Nouse. Um deles é NousePaint, para pintar, escrever ou pintar na tela do computador. O outro é NousePong, no qual dois usuários podem disputar uma partida de ping-pong. Existe ainda o NouseX que, utilizando duas câmeras, possui uma maior capacidade para captar os movimentos do nariz.

O Nouse e os outros aplicativos podem ser baixados no site do instituto.

 Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home