Editora Abril é alvo de golpe pela Internet

Tentativas de golpes em falsos e-mails enviados em nome de instituições conhecidas tornaram-se tão comuns que já poderíamos falar em "golpe do dia" ou pelo menos em "golpe da semana". Apenas algumas horas depois de termos publicado a matéria sobre a falsa raspadinha virtual Americanas.com (leia aqui), recebemos de um leitor mais um exemplo, este bastante bem feito e até agora desconhecido. O golpe usa o nome da Editora Abril.

A título de conhecer melhor o assinante, e oferecendo como brinde quatro exemplares da revista que a pessoa escolher, a mensagem induz o internauta a preencher um suposto questionário, na verdade um arquivo executável que serve para espionar o computador em que for instalado. Desta vez o texto está bem escrito, sem erros aparentes de português, e pode enganar mais gente (veja cópia da mensagem aqui).

"Como sou assinante do Passaporte Abril, costumo receber mensagens da editora, e achei que esta fosse uma delas", afirma o leitor. "Por pouco não fiz o download. Consegui perceber a tempo que tal arquivo não estava nos servidores da Editora Abril".

Ele diz que enviou um e-mail para a editora e recebeu uma resposta, assinada por um funcionário da diretoria de relações corporativas, afirmando que a empresa já estava ciente do caso. "Você não foi o único leitor da Abril a receber esse e-mail falso", lê-se na transcrição da resposta. "Tão logo recebemos o primeiro alerta, as áreas de segurança e administração de Assinaturas da Abril foram acionados para tomar as providências", completa o funcionário.

No entanto, no momento em que esta matéria ia ao ar, ainda era possível acessar o endereço do provedor AOL Brasil (www.meumundo.americaonline.com.br/promocaopesquisa/questionario.exe) no qual estava hospedado o arquivo maléfico. Este arquivo foi submetido ao serviço WebImmune, da McAfee, que identificou um trojan do tipo multidropper, nome dado a arquivos que descarregam no sistema mais de um programa de uma vez. Normalmente um deles tem aparência inocente e serve para esconder a atividade de espionagem do trojan propriamente.

 InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home