Sony recolhe 18 mil laptops por risco de choque

Sony vai recolher cerca de 18 mil laptops Vaio vendidos em todo o mundo, incluindo 13 mil no Japão, devido ao risco de um pequeno choque elétrico em modelos defeituosos.O laptop afetado pelo problema é da série FR ou FRV, um modelo popular de tela grande que custa cerca de US$ 1,5 mil.

O maior fabricante de eletrônicos do mundo também afirmou que os cerca de 3 mil laptops Vaio enviados aos Estados Unidos e os 2 mil enviados à Europa podem ter o defeito e os proprietários têm direito ao conserto gratuito.

A Sony disse que o custo do procedimento deverá atingir os 500 milhões de ienes (US$ 4,3 milhões), ou 0,01% das vendas na sua divisão de eletrônicos em 2002. O valor ainda tem que ser confirmado.

O analista do Credit Suisse First Boston Japan Masahiro Ono disse que o incidente não é grave o suficiente para mudar as estimativas para a Sony, mas sua imagem poderá ficar prejudicada caso haja outros incidentes do tipo. "A Sony já teve de recolher alguns produtos, incluindo telefones celulares", disse ele. "É uma pena, porque as vendas de PC estão indo bem este ano, depois de uma queda no ano passado."

O recolhimento dos laptops, produtos fundamentais para a Sony ao lado dos walkmans e dos televisores Vega, ocorre pouco depois que a empresa teve que recolher 40 mil micros de mesa no Japão, Estados Unidos e Canadá por causa de peças defeituosas no ano passado.

A Sony é o sexto maior fabricante de PCs do mundo, com 2% a 3% do mercado mundial no ano passado. A empresa vendeu 3,1 milhões de micros Vaio em todo o mundo no ano que terminou em março de 2003.

Mary EcEvoy, porta-voz da Sony nos Estados Unidos, disse que o choque ocorre quando o usuário "conecta o micro na corrente externa de eletricidade, desabilita a linha telefônica, conecta a máquina a um periférico, e toca uma parte metálica do micro enquanto o telefone toca simultaneamente". Segundo ela, o choque não causou nenhum ferimento e houve dez reclamações por enquanto.

Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home