Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Maio/2015

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Filtro de ar coleta 10 vezes seu próprio peso

Microfiltro para micropartículas

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, transformaram um material comumente usado em luvas cirúrgicas em um filtro de ar de altíssima eficiência.

O material, conhecido como PAN (poliacrilonitrila), consegue capturar até 10 vezes seu próprio peso em material particulado.

Para isso, o PAN em estado líquido foi transformado em uma malha de microfibras através de um processo chamado tecelagem eletrostática (ou electrospinning).

E o que é mais importante, a malha resultante desse processo é particularmente eficiente na captura de partículas muito pequenas, conhecidas como MP2,5 - material particulado com dimensões abaixo de 2,5 micrômetros -, consideradas as mais perigosas para o sistema respiratório e para a saúde humana como um todo.

Chong Liu e seus colegas destacam que os atuais sistemas de filtragem capazes de remover MP2,5 do ar são altamente intensivos em energia.

O novo filtro, que é passivo e tem 70% de transparência, será particularmente adequado para a fabricação de máscaras e telas protetoras para residências, sobretudo em áreas industriais e em países como a China, que vem sofrendo com níveis inéditos de poluição.

Em um teste realizado em Pequim, o filtro coletou 99% das partículas do ar.

"A fibra simplesmente continua acumulando partículas, podendo coletar 10 vezes seu próprio peso. A duração da sua eficácia depende da aplicação mas, no estágio atual, nossos testes sugerem que ela coleta partículas por cerca de uma semana," disse Liu.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2015 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster