Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Fevereiro/2015

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Sistema usa calor dos computadores para aquecer ambientes

Sempre que se manda uma foto, texto, vídeo ou qualquer outro tipo de dado para a nuvem, essa informação tem de ser processada em um ambiente físico. E, à medida em que a concepção de computação em nuvem se expande, as empresas estão sendo obrigadas a construir mais e mais prédios para abrigar os computadores responsáveis por todo esse processamento.

Um dos maiores problemas desse cenário é que, se um computador doméstico já gera calor suficiente para incomodar, imagine o que acontece quando se junta milhares de máquinas mais potentes em um mesmo ambiente. As empresas são obrigadas a gastar fortunas para resfriar seus centros de dados.

Um engenheiro percebeu que há uma boa oportunidade de negócio aí. Levando em conta que as casas norte-americanas gastam 60% de sua energia aquecendo ambientes e a água, Lawrence Orsini pensou: por que não transferir o calor dos computadores para as casas?

Ele desenvolveu, então, o computador Henry, que consegue fazer essa transferência e hoje é responsável por manter sua casa em Nova York (que passou recentemente por uma nevasca bem rígida) aquecida.

Agora Orsini quer transformar sua ideia num produto, então abriu o Projeto Exergy no Kickstarter, onde pede US$ 100 mil para aperfeiçoar o sistema. Os computadores que ele imagina terão todos os componentes elétricos mergulhados em um fluido não condutor e isolante que será ligado diretamente aos sistemas de aquecimento existentes.

Em uma casa cheia de gadgets, a máquina poderia servir de central. Mas ela também tem potencial para servir em centros de dados.

Orsini não é o único preocupado com o cenário que o fez pensar nisso tudo. Como lembra o Verge, a Amazon projetou um esquema semelhante para equilibrar as contas em seu próximo data center, enquanto o Facebook tomou uma atitude ainda mais drástica ao decidir montar uma unidade ao sul do Círculo Polar Ártico.

Boa Dica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2015 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster