Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Fevereiro/2015

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Vêm aí as panelas antiadesão de bactérias

Anodização

Panelas antiaderentes são um sucesso de mercado porque evitam que a comida grude, diminuem ou até eliminam a necessidade de óleo e facilitam muito a limpeza.

Então, por que não usar a mesma ideia e construir materiais "antiadesão de bactérias", materiais nos quais as bactérias não consigam se fixar e, portanto, permaneçam imunes à contaminação?

Esta é justamente a realização obtida por Guoping Fen e seus colegas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Fen usou um processo eletroquímico chamado anodização para criar poros em nanoescala que alteram as cargas elétricas e a energia superficial de um metal. Em decorrência dessas alterações, a nanoestrutura exerce uma força repulsiva sobre as células bacterianas, evitando que elas grudem e iniciem a formação dos biofilmes, ou colônias de bactérias.

"É provavelmente uma das possibilidades de mais baixo custo para fabricar uma nanoestrutura em uma superfície metálica," disse a professora Carmen Moraru, orientadora do trabalho.

Repulsão física de bactérias

A professora Carmen comenta que há outras alternativas para limitar a adesão de bactérias sobre superfícies, incluindo produtos químicos e bactericidas, mas esses produtos têm aplicações limitadas sobretudo na área de alimentação, tanto na indústria como doméstica.

A criação de uma superfície que inibe a adesão bacteriana por meios puramente físicos é assim uma alternativa que desperta grande interesse da indústria.

A equipe até agora se concentrou no alumínio, mas pretende a seguir estudar o comportamento das nanoestruturas em outros metais, eventualmente adequando a dimensão dos nanoporos para que o mecanismo funcione adequadamente em cada um deles.

Para quem se contenta com o alumínio, a tecnologia está pronta para ser incorporada em recipientes usados no processamento de alimentos e na manipulação de produtos médicos. Outra possibilidade a ser explorada pela nova técnica, segundo os pesquisadores, é o desenvolvimento de cascos de navios que evitem a adesão das cracas.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2015 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster