Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Fevereiro/2015

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Radar de busca indica caminhos para suas dúvidas

Busca gráfica

Já foram feitas inúmeras tentativas de dar um aspecto mais gráfico e mais interativo aos mecanismos de busca, mas até agora nada parece ter superado o gosto dos internautas pela caixinha simples de texto do Google.

Cientistas da computação da Universidade Aalto, na Finlândia, estão novamente se arriscando na área, e acreditam ter encontrado uma forma de suscitar paixões entre os internautas menos afetos a ficar digitando perguntas.

Tuukka Ruotsalo e seus colegas desenvolveram um novo motor de busca, batizado de SciNet, que substitui a digitação de termos e perguntas por tarefas de reconhecimento, mostrando as palavras-chave relacionadas com a busca do usuário em um gráfico dinâmico que tem o aspecto de uma tela de radar.

Segundo Ruotsalo, o usuário pode obter resultados mais relevantes e mais diversificados com o "radar de busca" especialmente quando não sabe exatamente o que está procurando, ou não sabe como formular uma consulta para encontrar o que deseja.

Radar de busca

Uma vez iniciado com uma palavra-chave tradicional, o SciNet exibe uma série de palavras associadas e temas no radar.

Com ajuda dos indicadores de direção na tela, o motor de busca mostra como esses temas estão relacionados uns com os outros. A relevância de cada palavra-chave depende da distância de cada uma do ponto central do radar, com as mais relevantes ficando mais próximas do centro.

O motor de busca também sugere alternativas conectadas com o tema inicial, nas quais o usuário pode não ter pensado ao fazer a consulta.

O usuário então arrasta as palavras de seu interesse pela tela do radar, criando associações e dando relevância a cada uma. O mecanismo de busca, por sua vez, responde com novas sugestões, listadas no formato tradicional no lado direito.

Novas interfaces

A equipe está tentando criar um motor de busca que seja mais adequado a novas interfaces, incluindo telas grandes sensíveis ao toque, ou a detecção de movimentos por meio de interfaces neurais, eliminando assim a necessidade de toque, com o usuário fazendo sua busca usando apenas seus pensamentos.

Eles estão particularmente interessados em conectar o radar de busca com os óculos de realidade aumentada desenvolvidos pela própria equipe para tentar deduzir o interesse do usuário.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2015 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster