Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Setembro/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Pele inteligente torna aviões capazes de sentir danos

Pele para aviões

A empresa do setor aeroespacial BAE Systems anunciou o desenvolvimento de uma "pele para aviões" que imita o comportamento da pele humana, e que seria "capaz de sentir o mundo ao seu redor".

Segundo a empresa, o revestimento a ser aplicado na fuselagem dos aviões será capaz de detectar danos estruturais antes que eles representem riscos para a integridade das aeronaves.

Essa pele artificial inteligente é formada por dezenas de milhares de microssensores, dispostos em uma película flexível.

Quando usado para revestir a fuselagem, o material dará à aeronave a capacidade de "sentir" a velocidade do vento, temperatura, tensão física e movimento - mais informações e com mais precisão do que a atual tecnologia de sensores individuais.

Embora a empresa não informe a tecnologia usada nos sensores, já existem peles eletrônicas tão sensíveis quanto a pele humana.

A capacidade de relatar potenciais problemas antes que eles se tornem significativos deverá reduzir a necessidade de checagens de rotina, permitindo a substituição de peças de forma mais criteriosa e com maior segurança, segundo a BAE.

Ciscos inteligentes

Os sensores - comumente conhecidos como "ciscos" (motes, em inglês) - são minúsculos, começando em dimensões similares às de um grão de arroz, e podendo ser tão pequenos quanto partículas de poeira.

Com sua própria fonte de energia, os sensores funcionam coletivamente, formando uma rede de sensores - com um software apropriado para interpretar os dados, a pele robótica mantém uma comunicação interna e com o exterior.

A empresa afirma que está desenvolvendo a pele para aviões de forma que ela possa ser instalada nos aviões já existentes, eventualmente na forma de uma pintura.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster