Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Setembro/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Mesa de visualização captura, amplia e transmite imagens

Câmera de documentos

Uma empresa incubada na USP, a Bonavision Auxílios Ópticos, lançou um novo equipamento que captura e apresenta imagens e sons em tempo real.

"Esperamos que o equipamento seja usado nas mais diversas áreas do conhecimento e da atividade tecnológica. São múltiplas as possibilidades de uso: em controle de qualidade de produção, impressão, ampliação de imagens em medicina forense, produção de produtos que exijam precisão, como a fabricação de circuitos, colagens, tecelagem, entre outros", disse o pesquisador José Américo Bonatti.

O produto também poderá auxiliar professores e pesquisadores em apresentações didáticas de textos, fotografias e amostras, entre outros materiais.

A mesa de visualização foi desenvolvida com apoio da FAPESP por meio dos programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI).

O equipamento consiste em uma bandeja fixa com trilhos metálicos funcionando como guia para uma câmera de vídeo colorida que desliza sobre a estrutura, movimentando-se horizontal e verticalmente de modo a percorrer toda a área de trabalho.

Além de mostrar o material visualizado em tempo real, o equipamento permite a transmissão simultânea do conteúdo capturado ou gravado, integrando-se a computadores, televisores, projetores e quadros interativos.

"Anotações, trabalhos manuais, colagens e dissecções podem ser realizados com grande riqueza de detalhes", disse Bonatti.

Câmera móvel

A estrutura é ajustável à demonstração de páginas de livros, manuscritos e objetos e peças diversas. O tamanho da imagem pode ser ajustado por meio de zoom para proporcionar visão panorâmica ou focalizada em grande aumento.

O design do equipamento e os deslocamentos horizontais e verticais da câmera dispensam a movimentação do objeto, que pode permanecer fixo sobre a prancha. Também é possível alternar a imagem captada com as imagens provenientes do computador.

A transmissão para monitores é feita por cabo de vídeo composto ou conexão VGA para tela de monitor de computador e projetor, com microfone para gravação de áudio.

A câmera pode sair de seu encaixe, caso seja necessário. O ajuste do tamanho da imagem e do foco é feito por meio de alavancas no corpo da câmera, que tem sensor CCD de 1/3 de polegada e resolução de 580 linhas, gerando registros com resolução de 800 por 490 pixels de áreas muito pequenas, graças às lentes de zoom.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster