Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Julho/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Leitor de dedo lê para você em voz alta

Leitor de dedo

Pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, apresentaram o protótipo de um equipamento capaz de ler e vocalizar um texto em tempo real.

Para isso, basta ir correndo o dedo por baixo da linha que se deseja ler e o aparelho, com o formato de um anel, lê para você.

Roy Shilkrot, um dos criadores do FingerReader (leitor de dedo, em tradução livre), afirma que sua utilização mais natural será no auxílio a pessoas com baixa visão.

Uma pequena câmera filma o texto e o FingerReader usa um programa de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para transformar as imagens em palavras. Então, um sintetizador de voz vocaliza o texto.

Shilkrot afirma que é simples incorporar um sistema de tradução automática, o que permitiria ler também textos em idiomas que a pessoa não domina, mas isto ainda está nos planos para o futuro.

A eficiência da leitura é muito boa para textos em inglês, o único idioma para o qual o protótipo foi preparado, apesar do som "quebrado" das palavras, sem uma fluidez para as frases.

Além de livros impressos, o aparelho lê textos na tela de leitores eletrônicos.

OCR em tempo real

O aparelho foi rapidamente construído usando uma impressora 3D, mas o pesquisador contou que codificar os programas levou três anos, o que incluiu aprimorar o software com a ajuda de voluntários.

Shilkrot ressalta que, embora já existam equipamentos de reconhecimento óptico de caracteres à venda no mercado, nenhum deles faz a leitura em tempo real.

A equipe do MIT Media Lab pretende comercializar o aparelho, mas ainda não estabeleceu nenhuma parceria com a indústria.

Um aprimoramento desejável em direção a um produto comercial seria a conexão sem fios do aparelho ao computador - o FingerReader propriamente dito apenas registra as imagens; tudo o mais é feito no computador.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster