Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Julho/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Criado um manto de "invisibilidade mecânica"

Ciência dos contos de fada

Já existem mantos da invisibilidade para os mais diversos tipos de aplicação, alguns mais práticos do que outros.

E a literatura continua sendo a inspiração para a criação desses materiais artificiais capazes de manipular ondas e forças de formas inusitadas - agora incluindo os contos de fada.

No conto a Princesa e a Ervilha, de Hans Christian Andersen, para ver se a candidata a se casar com o príncipe era uma princesa de verdade, a rainha colocou uma ervilha na cama em que a moça iria dormir e, por cima, vários colchões e cobertores.

Afinal, somente uma princesa poderia ter uma pele tão sensível a ponto de detectar uma ervilha por baixo de tantos colchões.

Deu certo, mas agora talvez a rainha tivesse que inventar outra tática, graças ao metamaterial criado por Tiemo Buckmann e seus colegas do Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha.

Esse novo manto da invisibilidade mecânica é capaz de camuflar qualquer coisa que esteja por baixo dele - não no sentido visual, mas no sentido táctil. No caso do conto, por mais autêntica que fosse a princesa, ela não conseguiria detectar a ervilha.

Manto da invisibilidade mecânica

O metamaterial, feito de plástico, possui uma estrutura composta por cones afilados, muito parecidos com palitos de dente, cujas extremidades se juntam. É o tamanho desses pontos de contato que determina as propriedades mecânicas do material.

Na base do material é construído um cilindro, no interior do qual é colocada a ervilha ou qualquer outro objeto que se deseja esconder.

Quanto alguém toca o metamaterial por cima, comprimindo-o contra o objeto camuflado, as forças se distribuem de uma tal forma entre os cones que não é possível sentir a presença do objeto.

"Usando nosso material, um travesseiro é suficiente para a princesa dormir bem," disse Buckmann, que chama seu material de "camuflagem elastomecânica antissensibilidade".

Usos práticos

Embora esse manto da invisibilidade mecânico represente uma pesquisa bastante fundamental - sua construção se baseia na inversão matemática das equações físicas básicas - os pesquisadores acreditam que o campo dos materiais artificiais deverá resultar em aplicações práticas em poucos anos.

Entre as possibilidades estão colchões muito finos - para camping, por exemplo - com o mesmo conforto dos colchões tradicionais, ou tapetes e carpetes que escondam os fios que passem por baixo deles ou irregularidades no piso.

Os precedentes existem: o manto da invisibilidade contra terremotos foi testado com sucesso na prática poucos anos depois de ter sido apresentado como uma sugestão teórica.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster