Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

 Maio/2014

 

Share to FacebookShare to TwitterShare to LinkedinMais...

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Conheça o componente fotônico que vai acelerar seus dados   

Pente de frequências

Este é um pente de frequências, capaz de transmitir dados a vários terabits por segundo ao longo de centenas de quilômetros de fibras ópticas.

A miniaturização do componente óptico foi alcançada por uma equipe do Instituto Karlsruhe de Tecnologia (Alemanha) e da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça).

Um pente de frequências - ou grade de frequências - é um componente emissor de luz cujo espectro emitido é gerado por uma série de elementos igualmente espaçados entre si.

O envio de dados a longas distâncias normalmente emprega uma técnica chamada multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM: wavelength division multiplexing), por meio da qual vários canais de dados são transmitidos de forma independente em uma única fibra óptica, permitindo assim taxas de transmissão extremamente elevadas.

Para isso, a informação é codificada por vários lasers de diferentes comprimentos de onda - isto é, de cores diferentes.

No entanto, a escalabilidade desses sistemas é limitada, já que é necessário um laser individual para cada um dos canais de transmissão. Além disso, é difícil estabilizar os comprimentos de onda desses lasers, o que exige um "desperdício" de banda entre os canais de dados para evitar interferências.

O que se espera é que os pentes de frequências resolvam os dois problemas, mas faltava miniaturizar os componentes.

Esta foi a primeira demonstração da técnica a chegar à faixa dos terabits: o experimento envolveu uma transmissão de 300 km de distância, alcançando uma taxa de 1,44 terabits por segundo - o suficiente para transmitir 500.000 vídeos de alta definição simultaneamente.

Inovação Tecnológica

 

 

 

     

Voltar página inicial

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2014 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster