Mensagens   Frases   Edições Anteriores

  

  Fevereiro/2011

 

 

   Noticia Selecionada  

Mensagem do dia

 

     
 
 

Site resume textos longos para quem não tem tempo de ler

Em tempo de escrever mensagens com até 140 caracteres, tem muita gente que ainda dá valor às palavras e textos na íntegra. Mas, para quem não consegue mais ler tanta coisa, o site Topicmarks.com promete ajudar. Os textos podem ser enviados ao site tanto por upload, como copiando e colando ou mesmo por meio de uma URL. Depois de enviado o conteúdo, o usuário deve entrar com sua conta - que pode ser Google ou Yahoo - e recebe o texto resumido em seus principais tópicos por email.

O texto é processado com relativa velocidade e após isso, os resultados são bem interessantes. O usuário vai ter acesso aos "fatos" do texto, que foram considerados os mais importantes de acordo com a página, sendo apresentado em tópicos. Além disso, são apresentados um resumo do texto, as palavras-chave, um índice e as propriedades gerais do texto como número de palavras, de sentenças e língua. Algo muito interessante é que o usuário pode escolher o número de sentenças que ele deseja ter no resumo do texto, podendo refletir um texto mais ou menos resumido.

Um dos criadores do serviço, Roland Siebelink, contou ao site Tech Crunch que o próximo passo é fazer com que a tecnologia esteja disponível em diferentes dispositivos. Ele não chega a citar a palavra smartphone, mas pode-se esperar que seja disso que ele esteja falando, já que Siebelink afirma querer tornar o Topicmarks disponível "em qualquer local que as pessoas leiam informações digitais".

O upload de textos pode ser feito para documentos no formato PDF, DOC, TXT e HTML. Outras opções são copiar e colar trechos de textos ou mesmo enviar os arquivos por email. O serviço é gratuito. A Geek realizou alguns testes para verificar a competência do Topicmarks. Infelizmente, como se trata de uma versão ainda beta do serviço, só são aceitos documentos em inglês.

Foram submetidos dois textos de conteúdo e dificuldade de leituras diferentes. O primeiro deles foi o romance End of Eternity (O Fim da Eternidade), de Isaac Asimov, e o outro foi um artigo científico da área de geologia marinha. Porém, outro problema da versão beta é o limite para os textos, que é de 120 páginas, 30 mil palavras ou 12MB.

Assim, como o romance de Asimov tinha 131 páginas, não pode ser processado. Para resolver este problema, foi utilizado um conto, também de Asimov, de 1941, chamado Nightfall, que viria a dar origem ao romance de mesmo título de 1990. Desta vez, sem problemas.

O tempo estimado pelo site para a leitura do conto foi de 1h33m36s e o upload foi completo em cerca de 1 minuto. O resumo do texto foi bem feito, mas, talvez em frente à complexidade do texto, fica difícil para alguém que nunca tenha lido o texto entendê-lo dessa forma. Mesmo assim, para quem já leu, é uma boa maneira de recordar os acontecimentos principais da história. Talvez romances mais lineares e de leitura mais fácil sejam melhores processados pelo Topicmarks.

O upload do artigo científico ocorreu sem mais problemas e em menos de um minuto. De acordo com o site, o tempo de leitura para o artigo seria de 54m18s. Tanto os fatos quanto o resumo do texto ficaram muito bons e condizentes com o seu conteúdo, e ainda melhores foram as palavras-chave destacadas. O site representa uma boa ferramenta para textos deste tipo, pois permite que pessoas que já tiverem lido o artigo possam lembrar do conteúdo e quem nunca leu, mas não precisa saber dos detalhes do trabalho, possa fazer isso rapidamente.

Geek

 

 

 

     

Voltar página inicial

 

Arquivo  noticia aqui                 



    Fale conosco

Copyright© 1996/2011 - Netmarket Internet Brasil  - Direitos reservados.

 Webmaster