Cemitério submerso quer atrair amantes do mar

No fundo mar, a 14 m de profundidade, existe um cemitério com portões, túmulos e até mesmo bancos para "visitantes". Aberto no ano passado na costa dos Estados Unidos, o local é considerado por seus criadores como um cemitério perfeito para aqueles que amaram o mar em vida.

Eles esperam que, um dia, o lugar abrigue os restos de 125 mil pessoas. "A idéia é ótima", afirma Gary Levine, um mergulhador que idealizou o projeto e agora é acionista da empresa que o administra.

O cemitério está localizado próximo à costa de Key Biscayne, e qualquer mergulhador com alguma experiência pode visitá-lo.

A primeira fase do empreendimento tem espaço para os restos mortais de cerca de 850 pessoas. As cinzas dos mortos são misturadas a um cimento especial para ser usado embaixo d'água e depositadas na estrutura de corais.

Uma placa de bronze e cobre é instalada no local com o nome da pessoa, a data de nascimento e a data da morte. Há espaço também para um epitáfio.

Jim Hutslar, que gerencia o cemitério, contou usar óculos escuros para misturar as cinzas ao cimento, já que costuma se emocionar, principalmente quando a família do morto está presente. "Sou muito sentimental", afirma.

"É triste ver alguém morrer, mas a morte também é uma celebração da vida", diz o artista Kim Brandell, responsável pelo design do cemitério nas profundezas do oceano. "Costumo dizer que é a vida após a vida."

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home