Após suicídio, insultos em blogs viram tema de debate

Os blogs de publicidade oferecem alguns dos mais venenosos textos da web, muitas vezes em forma de insultos pessoais. Mas na semana passada, foi a vez de os blogueiros sofrerem ataques. Os leitores do AgencySpy e do AdScam, dois blogs ferinos escritos por gente de dentro do setor, publicaram comentários que os culpavam pelo suicídio, no mês passado, do diretor de criação da DDB Chicago, Paul Tilley, 40.

Ao fazê-los, os blogs e seus leitores acrescentaram um capítulo ao longo debate sobre qual seria a melhor maneira de tratar posts anônimos cujo objetivo parece ser o de estraçalhar a reputação de alguém.

"Nós estamos certamente acostumados a críticas, no setor", disse Nina DiSesa, presidente do conselho da McCann Erickson Worldwide em Nova York, que postou comentários em defesa de Tilley, a quem descreveu como amigo, no AgencySpy. "Mas quando os blogs atacam alguém pessoalmente, sem justificativa, isso está errado".

Tilley, que supervisionou as equipes de criação responsáveis pela criação da campanha "I'm Lovin' It", da McDonald¿s, e a campanha "Dell Dude", entre outros comerciais famosos, aparentemente saltou de um andar elevado do Fairmont Hotel, em Chicago, no dia 22 de fevereiro. O legista do condado de Cook decretou que sua morte foi suicídio. Uma porta-voz da DDB não quis comentar sobre o tema, e a mulher de Tilley, Cristina, também preferiu não falar a respeito.

O suicídio de Tilley aconteceu alguns meses depois do suicídio de Megan Meyer, 13, uma menina do Missouri que decidiu se matar depois de ser vítima de insultos no site de redes sociais MySpace.

Gregory Brown, especialista em suicídio na Universidade da Pensilvânia, afirmou que humilhação pública pode influenciar um suicídio porque "a desesperança é muitas vezes um sério fator de risco, e caso você tenha sido publicamente humilhado e sua reputação tenha ficado marcada, seria fácil chegar a um estado de desesperança". Situações como essa, ele afirma, contribuiriam para a sensação de que a vida é intolerável.

E ao contrário de algumas formas de humilhação pública, insultos online podem ser perpetuados. É difícil determinar se isso eleva os riscos de suicídio, disse Brown, acrescentando que "embora a tese seja plausível, pouco sabemos sobre o papel da Internet".

Antes de sua morte, Tilley havia sofrido críticas particularmente severas nos blogs de publicidade. O AgencySpy, cuja autora é uma trabalhadora anônima do setor, talvez fosse o mais ferino em seus ataques.

Em um post de 19 de fevereiro, o site citava excertos de uma mensagem interna de e-mail que Tilley havia enviado a subordinados, na qual ele escreveu: "Muitos de vocês estão fazendo um trabalho apenas bom, e o trabalho de alguns de vocês não é bom o bastante".

O site afirmou que "Paul precisa aprender o bê-á-bá da administração", acrescentando que "em dado momento, Paul achou que poderia fazer carreira como apresentador de game show. Mas a pessoa não precisa ser charmosa, para isso?" O site publicou 12 comentários pontuados por insultos pessoais a Tilley, entre os quais um de autoria de George Parker, que publica o blog AdScam.

Mas um colega de Tilley, que pediu que seu nome não fosse mencionado, afirmou que "não há como determinar por que ele fez o que fez, mas tenho certeza de que não foi por causa de um blog". "Sei que isso o incomodava", disse o colega sobre as críticas públicas. "Mas ele era muito inteligente, muito talentoso e capacitado, e a publicidade não era tudo em sua vida. Apontar para os blogs e a mídia como culpados torna trivial um homem cuja vida nada tinha de trivial".

Depois do anúncio da morte de Tilley, os comentários no AgencySpy se tornaram muito recriminatórios, assinados por pessoas que se definem como amigos, colegas ou parentes do executivo da DDB. "Vocês deveriam se envergonhar, porque contribuíram para isso", afirma uma mensagem assinada com as iniciais LSA.

Um post semelhante no AdScam diz: "Eu o conhecia. E sei que os ataques peçonhentos desferidos contra ele por você e outros como você o magoavam no fundo da alma. Foi o que ele me disse".

Os blogs de publicidade levam a reputação de serem excessivamente ferinos, mesmo sob os padrões da blogosfera ¿ em parte, segundo Parker, devido à situação do setor. "Eles tendem a um tom mais ácido do que a média dos blogs informativos", diz Parker, um antigo executivo de publicidade que hoje trabalha como consultor. Porque muitas agências se tornaram parte de empresas de capital aberto, ele afirma, os funcionários sofrem crescente pressão por conseguir resultados de curto prazo, enquanto no passado poderiam ter até um ou dois anos para implementar uma campanha de sucesso.

Perguntado se as pessoas que postam e comentam nos blogs poderiam estar tentando derrubar concorrentes, ele respondeu que "isso é mais que possível. Não seria surpresa alguma para mim".

A autora do AgencySpy, que se identifica como mulher, 29 anos, concordou em responder perguntas por e-mail, sem revelar sua identidade. Ela afirma que Tilley, devido ao posto que ocupava, era uma figura pública. "Talvez a definição quanto a isso tenha mudado devido à maior acessibilidade de informações", ela disse.

"Trata-se de uma nova mídia, com novas regras, e isso pode incluir o escopo de quem está e não está sob escrutínio público. Algumas pessoas defendem essas novas posturas e outras as rejeitam". "A morte de Paul Tilley me entristece, mas não sinto que os posts de meu blog tenham contribuído para os eventos acontecidos", ela afirmou.

A autora do blog disse que as fortes reações adversas não haviam mudado sua opinião sobre o anonimato dos posts, que segundo ela "permitem conteúdo mais revelador, mais informado", porque os autores não precisam temer represálias, ainda que tenha dito remover "comentários ameaçadores ou muito provocadores, como declarações racistas".
 

The New York Times

 

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