Assessor da ONU estuda taxa sobre comércio na Internet

O recém-nomeado assessor especial da ONU para o desenvolvimento, Philippe Douste-Blazy, propõe estabelecer uma taxa sobre o comércio e as apostas na Internet para conseguir novas vias de financiamento que permitam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2015.

"Trabalhamos em uma contribuição voluntária dos cidadãos de 1 ou 2 euros", indica o ex-ministro de Exteriores francês em entrevista publicada hoje pelo jornal católico La Croix.

Em escala individual, esta "microcontribuição seria indolor, mas, em nível coletivo", poderia representar uma quantia "enorme" de dinheiro, que permitiria alcançar os Objetivos do Milênio, afirma.

Douste-Blazy, que preside a Unitaid, fundo internacional para a compra de medicamentos em países pobres financiada com uma taxa sobre as passagens de avião, disse que esta contribuição tem "limites" dado que, até o momento, só onze países a aplicam, incluindo a França.

O novo assessor da ONU indica que faltam US$ 50 bilhões ao ano para conseguir os objetivos. "Não fazer nada seria fazer nosso planeta correr riscos de conflitos consideráveis no século XXI", migrações "sem precedentes" e "conseqüências terríveis ligadas à humilhação, ao cólera e ao desespero das 2,8 bilhões de pessoas que vivem com menos de US$ 2 por dia", adverte.
 

EFE

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home