Dados reais de clientes são usados em testes

SÃO PAULO – Mais da metade das empresas de tecnologia utilizam dados reais de clientes durante testes do desenvolvimento de aplicações.

O estudo, realizado pelo Instituto Ponemon, mostra que 62% das companhias ouvidas afirmam utilizar informações reais, sendo 89% de registros de clientes e 74% de listas de usuários. Entre as informações, aparecem dados de funcionários, relatórios de vendas, números de conta corrente, cartão de crédito e outras informações financeiras.

De acordo com a pesquisa, as companhias que utilizam dados reais acreditam que o teste de aplicações seja imune a ameaças de privacidade, pois acontecem em ambientes não produtivos.

No entanto, 52% das empresas pesquisadas terceirizam suas aplicações de testes, sendo que 49% compartilham dados com essas companhias, tornando as informações dos testes vulneráveis a uma série de fontes não autorizadas, incluindo colaboradores, consultores e parceiros.

O Instituto Ponemon afirma também que metade das companhias que utilizam dados reais em teste não toma as medidas necessárias para protegê-los. Além disso, 50% não têm conhecimento se as informações foram comprometidas e 41% afirmaram que não protegeram os dados durante o desenvolvimento de software.

Em 38% das respostas, as companhias não sabem se essas informações foram perdidas ou roubadas durante o processo e 26% não sabiam dizer quem era o responsável pela segurança das informações.

O estudo, encomendado pela empresa de software Compuware, foi conduzido em 2007 e contou com a participação de 897 profissionais de tecnologia, em média com 10 anos de experiência.

Bruno Ferrari, da INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home