Apenas 1 entre 10 celulares são reciclados

SÃO PAULO – Poucos norte-americanos enviam seu celulares usados para a reciclagem.

Entre os consumidores norte-americanos que compraram novos celulares no último trimestre de 2007, 9,4% mandaram o velho aparelho para reciclagem, segundo pesquisa da iSuppli. Apesar da taxa pequena, ela dobrou em relação ao trimestre anterior.

Mais de um terço de todos os celulares usados (36,8%) foi guardado pelos seus donos e está empoeirando nas gavetas dos Estados Unidos, afirma o chefe de desenvolvimento da iSuppli, Greg Sheppard. "Os consumidores mantêm seus celulares velhos porque acham que lhes resta algum valor, mas geralmente estes aparelhos acabam no lixo quando é hora da faxina", diz.

Segundo a pesquisa, 15,5% dos celulares usados foram doados para familiares ou amigos. As instituições de caridade são o destino de 8,5% dos telefones móveis usados nos Estados Unidos. E 5,7% dos entrevistados disseram que levaram o celular usado para a loja onde ele foi comprado.

O estudo da iSuppli revelou que 10,2% dos consumidores entrevistados simplesmente jogaram o celular no lixo ou foram roubados/furtados. Uma parcela de 8% dos entrevistados continua a usar o aparelho antigo e 3,1% deles vendeu o celular usado.

Cerca de 125 milhões de celulares são descartados por ano segundo a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA), criando 65 mil toneladas de lixo. Os telefones celulares contém metais pesados que podem contaminar o ar e o solo.

Kátia Arima, da INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home