Empresa desenvolve robô que identifica vinhos
 
A companhia japonesa NEC System Technologies e a Universidade de Mie desenvolveram em conjunto um robô enólogo capaz de distinguir entre diferentes tipos de vinho graças a um sistema de raios infravermelhos, informou nesta sexta-feira uma porta-voz da empresa.
O robô, que recebeu o nome de PaPeRo, também é capaz de analisar outros tipos de alimento e avisar, por exemplo, se uma maçã está madura ou quanto há de açúcar em uma xícara de café.
O pai do robô é o professor Atsushi Hashimoto, que dotou sua criação de vocabulário próprio de um especialista em vinhos para que PaPeRo emita sua opinião com frases como: "Trata-se de um vinho tinto de corpo médio com um sabor profundo".
A capacidade de PaPeRo ainda é limitada, porque se limita a analisar o vinho com o sistema de raios infravermelhos que tem na mão, motivo pelo qual, por enquanto, ele só pode distinguir dez tipos da bebida.
O objetivo da NEC e da Universidade de Mie é que no futuro possam existir robôs maîtres em restaurantes que não contam com um especialista humano.
Além disso, a tecnologia usada para o desenvolvimento de PaPeRo poderia ser empregada na análise de alimentos no Japão, cuja sociedade está cada vez mais preocupada com a segurança alimentícia por causa de problemas, como o da vaca louca.
Eles também podem ser usados de forma preventiva, já que no futuro um robô poderá comunicar a seu dono diabético qual alimento pode consumir.
Por enquanto, o robô PaPeRo não está à venda, mas seus criadores consideram que em alguns anos a tecnologia que foi empregada poderá ser comercializada por meio de diferentes produtos.

EFE

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home