Salve o Windows XP!

Há uma campanha para a Microsoft prolongar a vida do XP.

A campanha vem sendo divulgada pelo site americano InfoWorld. O site criou um relógio que mostra a contagem regressiva para o fim do sistema operacional. Pelo planos da Microsoft, ele deixará de ser vendido a consumidores e fabricantes OEM no dia 30 de junho. O site criou um formulário para que os fãs do XP possam aderir à petição pela sua continuidade. Trata-se, é claro, de uma manobra publicitária do InfoWorld. Ainda assim, vale a pena refletir sobre o assunto.

É certo que o XP não vai morrer instantaneamente. A Microsoft deve continuar dando suporte geral ao sistema até 14 de abril de 2009. O suporte estendido, que consiste basicamente na solução de problemas de segurança, vai até 4 de abril de 2014. Assim, quem já usa o Windows XP não tem muito com que se preocupar. Para quem vai comprar um micro novo, a história é outra. A maioria dos novos aplicativos e componentes de hardware tendem a ser desenvolvidos para o Windows Vista. Da mesma forma que muitos equipamentos e programas criados para o Windows XP têm problemas com o Vista, cedo ou tarde vai começar a acontecer o contrário.

Na INFO, já recebemos mensagens de leitores que compraram um notebook com Windows Vista, instalaram o XP e tiveram problemas de compatibilidade. Ao entrar em contato com o fabricante do notebook para reclamar, a resposta foi que a máquina tinha sido projetada para o Windows Vista. Isso sugere que, para alguns fabricantes de hardware, o XP já começa a ser visto como coisa do passado.

A situação parece ser um pouco diferente para quem produz máquinas de baixo custo, as mais vendidas no Brasil. Os PCs mais simples não têm, em geral, capacidade para rodar o Windows Vista com bom desempenho. Assim, se a Microsoft descontinuar o XP em junho (o que provavelmente vai acontecer), o tiro pode sair pela culatra. Um número maior de modelos básicos poderá sair da fábrica com Linux, em vez de Windows. 

Postado por - Maurício Grego

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home