Homem manipula Google para ofender presidente

SÃO PAULO – Um jovem foi preso na Polônia por usar técnicas de SEO para ofender o presidente de seu país. Segundo o diário polonês Gazeta Wyborcza, um jovem de 23 anos chamado Marek W., usou várias técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para tornar a página oficial do presidência da Polônia, Lech Kaczyński, o primeiro resultado no Google sempre que alguém buscasse a palavra “kutas”, que em polonês eqüivale a uma versão vulgar de “pênis”.

Ao perceber que a página de Kaczyński aparecia em tal situação, a polícia polonesa investigou quem estava por trás deste resultado e rapidamente identificou seu autor. Marek usou o PC de casa para manipular o Google, logo foi encontrado facilmente. Na delegacia, Marek admitiu ser o autor do feito, mas alegou não saber que isto era um crime.

Marek explicou apenas que desejava provar para seus amigos sua habilidade com computadores. Pelas leis polonesas, no entanto, ofender o presidente da República é crime passível de cadeia e o jovem poderá ser condenado a até três anos de detenção. Apesar do ineditismo da prisão, não é a primeira vez que hackers manipulam resultados do Google.

No Brasil, quem busca pela expressão “maior mentiroso do Brasil”, verá que a página que aparece em primeiro lugar no Google é a biografia do presidente Lula na Wikipedia.

Quem procurar por “político honesto”, por exemplo, encontrará em primeiro lugar no Google um link dizendo que “políticos honestos não foram encontrados na busca”.

Em inglês, durante muitos meses, o primeiro resultado para a busca “miserable failure” (falha miserável) apontava para a biografia do presidente George W. Bush.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home