6,5 milhões no Brasil possuem banda larga

SÃO PAULO – O Brasil atingiu a marca de 6,5 milhões de usuários de banda larga no segundo trimestre de 2007.

O dado é do Barômetro Cisco de Banda Larga, realizado em parceria com a IDC. Entre abril e junho desse ano, 493 mil pessoas aderiram à internet de alta velocidade, crescimento de 35,9% em relação ao segundo trimestre de 2006.

Com o número, três em cada 100 habitantes do Brasil têm acesso à banda larga. Ainda estamos muito atrás da nação mais conectada, a Coréia do Sul, que possui 26% da sua população com acesso à alta velocidade. Mas superamos a Índia, que tem 0,2% dos habitantes conectados.

Velocidades
O Barômetro considera como banda larga velocidades nominais acima de 128 Kbps. O maior crescimento no segundo trimestre de 2007 apareceu nas faixas acima de 1 Mbps, que teve um incremento de 25,9% no número de usuários.

“O principal responsável pelo crescimento é o preço, que caiu 30,3% para as velocidades de 1 a 2 Mbps”, afirma Mauro Peres, diretor de pesquisas da IDC Brasil.

Outro segmento que apresentou um aumento da base de usuários foi o de 128 a 256 Kbps, com 13,5%. Peres explica que a popularização dos PCs ajudou no crescimento dessa faixa, sobretudo entre os usuários que migraram da linha discada para a banda larga.

Entre as tecnologias, o xDSL continua a dominar o mercado com 75% dos acessos banda larga do país. O cabo aparece em segundo lugar com 21%. Os outros 4% ficam divididos entre rádio e satélite.

De acordo com a IDC, o mundo tem atualmente 326 milhões de usuários de banda larga. 2% deles estão no Brasil. A expectativa da Cisco é que o país atinja a marca de 10 milhões de conexões até o final de 2010.

Bruno Ferrari, da INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home