ONU realiza fórum de internet no Rio

RIO DE JANEIRO - Um grupo das Nações Unidas vai ao Rio discutir temas como governança em internet.

O Núcleo de Pesquisa, Estudos e Formação (Nupef) realiza, na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, o segundo encontro preparatório ao Fórum das Nações Unidas sobre Governança na Internet (IGF, do nome em inglês Internet Governance Forum).

O IGF foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para debater temas e modelos referentes à governança da internet em seus aspectos político, econômico, social e tecnológico.

A reunião do IGF também está prevista para o Rio de Janeiro, em novembro. Será a primeira vez que o seminário ocorre no Brasil.

A coordenadora do Nupef, Graciela Selaimen, informou que desse encontro preparatório deverão sair propostas e posições que serão levadas ao IGF. Estarão em debate a privacidade na rede, direitos e liberdade na internet, infra-estrutura física e infra-estrutura lógica.

Dentro da infra-estrutura física estão incluídos os custos de acesso e a democratização do acesso à internet, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento, que são os que pagam mais caro pela rede mundial de computadores, destacou Graciela Selaimen.

Ela explicou que, como a Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação não conseguiu englobar o tema da governança, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, decidiu criar o Fórum Global para discutir Governança da Internet, do qual fazem parte não só governos, mas também a sociedade civil organizada, empresas e academia.

As mesas de debate do encontro preparatório ao Fórum da ONU contarão com representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República, além do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática e representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e ONGs que lidam com o tema da democratização da internet.

Agência Brasil

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home