Programa dá alerta via SMS para ameaças à saúde

A Comissão Européia anunciou hoje que criou um software que, após fazer um rastreamento de notícias na Internet, avisa as autoridades competentes quase imediatamente através de SMS sobre novas ameaças de saúde à União Européia (UE).

O objetivo é complementar o sistema de informação tradicional, com uma busca maior tanto de notícias sobre saúde que são publicadas na imprensa como de outros casos de segurança sanitária, acidentes industriais e focos de males.

Estas ocorrências, que costumam passar despercebidas, "podem ser uma fonte de informação muito importante para as autoridades na hora de combater ameaças tão sérias como um possível ataque de bioterrorismo", informou o órgão executivo da UE em comunicado.

O programa, chamado "MediSys", inclui todo tipo de informação sobre saúde publicada em mais de mil veículos de comunicação tradicionais e em até 120 sites dedicados ao assunto em 32 idiomas. O "MediSys" classifica as informações a partir de palavras-chave, como "Antraz", "Legionella", "infecção respiratória" e "segurança nuclear", entre outras.

Quando o sistema detecta que recebe muitas informações sobre o mesmo problema em um curto período de tempo, avisa as autoridades competentes por e-mail ou por mensagem de celular para que possam agir rapidamente.

Segundo a UE, o sistema de alarme do "MediSys" foi responsável por avisar as autoridades de toda a UE sobre o foco de febre aftosa detectado no Reino Unido. As pessoas podem acessar o software pelo site http://medusa.jrc.it.

EFE

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home