Feira no Japão apresenta tecnologia sem fio

da Folha de S.Paulo

Tecnologias sem fio que prometem chacoalhar o mercado nos próximos anos começaram a dar as caras, saindo da teoria rumo às prateleiras.

Durante a Expo Comm Wireless Japan (www.expocomm.com/wirelessjapan), em Tóquio, na semana passada, apareceram os primeiros produtos com o padrão Zigbee.

A tecnologia sem fio ajuda a conectar celulares, micros de mão e computadores com a internet em redes pessoais de curto alcance. Como vantagem, o Zigbee oferece consumo de energia reduzido, que pode facilitar a integração de aparelhos com seus acessórios, como teclados e fones sem fio.

O Zigbee entra no mercado para disputar espaço com o Bluetooth, mas não é o único nessa contenda.

O padrão Wireless USB, que aproveitará o formato de conector presente em quase todos os micros atuais, também começa a procurar o seu lugar ao sol.

A norte-americana Belkin lançou um dos primeiros hubs do tipo WUSB. Com esses aparelhos é possível ligar vários aparelhos a um conector central e trocar dados com eles por meio de uma transmissão sem fio. O Wireless USB Hub da Belkin conversa com aparelhos em um raio de nove metros e custa US$ 199,99.

A fabricante chinesa Lenovo foi outra que apostou em uma nova tecnologia sem fio, com o recém-lançado notebook T61p, que troca dados por meio de conexão Ultra-wideband.

O padrão UWB promete alcançar uma velocidade de transmissão de 100 megabits por segundo, contra os 3 Mbps do Bluetooth.

O padrão Bluetooth busca melhorias. A versão 3.0 da tecnologia, porém, só deve chegar ao mercado daqui a dois anos.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home