Japão mostra robô-operário que é "pau para toda obra"

da France Presse, em Tóquio

Pesquisadores japoneses apresentaram nesta quinta-feira um modelo de robô capaz de trabalhar em qualquer situação, tanto física como atmosférica, para liberar assim os operários de carne e osso das tarefas mais cansativas e perigosas.

Como se tivesse saído de um filme de ficção científica, o HRP-3 Promet MK-II mede 1,60 metro de altura e pesa 68 quilos. Ele é capaz de se locomover por superfícies arenosas e inclinadas e de suportar fortes chuvas sobre suas costas de trabalhador forte e incansável.

O HRP-3, último descendente de uma linha que já conta com vários protótipos, pode caminhar durante duas horas seguidas e sabe usar sem problemas algumas ferramentas, como chave de fenda.

O robô, que tem 42 articulações, foi desenvolvido conjuntamente pelas empresas Kawada Industries, Kawasaki Heavy Industries (KHI) e pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Industriais Avançadas, com ajuda do Estado japonês.

Seus inventores esperam vendê-lo em 2010 para clientes como empresas construtoras por um preço de cerca de 95 mil euros (quase US$ 130 mil) cada um.

O Japão está muito comprometido com o desenvolvimento dos robôs para aliviar uma possível falta de mão-de-obra no futuro e também ajudar nas tarefas mais perigosas, delicadas e ingratas do trabalho humano.

"Nosso país envelhece rapidamente e é urgente conceber robôs que possam desempenhar funções que apenas os humanos são capazes de realizar atualmente", ressaltaram os cientistas em um comunicado.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home