Cabo é danificado e deixa Colômbia sem web

Bogotá

Danos em cabos submarinos deixaram metade da Colômbia sem acesso à internet.

As comunicações por meio da internet na Colômbia completaram, nesta sexta-feira, dois dias de interrupção para mais da metade dos assinantes no país devido a falhas nos cabos submarinos que se comunicam com os Estados Unidos.

As principais empresas de acesso à internet informaram que os danos nos cabos Arcos e Maya provocaram o corte mais demorado entre os quatro nos últimos nove meses e que as falhas só começarão a ser superadas por volta da tarde do sábado.

A Columbus Networks, proprietária do Cabo Arcos, disse que a falha aconteceu perto de Puerto Cabezas, na Nicarágua, na noite de quarta-feira, somando-se a outra na mesma linha na Venezuela, em 5 de junho, que também se encontra em processo de conserto.

O cabo submarino Arcos percorre 14 países do Caribe e torna possível a comunicação de voz, dados e vídeos em alta velocidade entre a América do Norte, América Central e América do Sul.

Enquanto isso, o Cabo Submarino Maya, que conecta a Colômbia com os Estados Unidos, América Central e América do Sul, e que permite a conexão com a Europa, teve uma falha perto de María Chiquita, no Panamá, também na quarta-feira.

"Essas falhas afetam a prestação dos serviços de Internet e voz em todo o país e sua restauração depende totalmente do trabalho adiantado pelas empresas administradoras de ambos os cabos, afirmou a Empresas Públicas de Medellín, que presta serviço de acesso à Internet.

A Colômbia, com 42 milhões de habitantes, tem mais de 887.000 assinantes de Internet e mais de 6,7 milhões de usuários, segundo números da estatal Comissão de Regulação de Telecomunicações.

Por Luis Jaime Acosta, da Reuters

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home