"Rei do spam" é preso nos Estados Unidos

da Folha Online

Uma notícia divulgada hoje nos Estados Unidos deve provocar em milhões de internautas a sensação de "justiça feita". A polícia federal norte-americana prendeu Robert Alan Soloway, 27, conhecido como "rei do spam".

Soloway, que mora em Seattle, foi preso ontem sob diversas acusações, incluindo fraudes relacionadas ao envio de e-mails (com os chamados spams, malas diretas virtuais que lotam as caixas de entrada dos internautas), apropriação de identidades alheias e lavagem de dinheiro. Para disseminar mensagens pela rede, ele teria usado redes de computadores "escravos" --ou "zumbis", que realizam ordens enviadas por outro computador sem que seu proprietário saiba.

Ele foi indiciado e responderá na Corte Federal de Washington. Segundo o promotor Jeffrey C. Sullivan, Soloway tem operado seu esquema ilegal desde novembro de 2003. Ele declarou-se inocente de todas as acusações.

"[A prisão] é uma boa notícia para os usuários", afirmou John Levine, integrante da Coalizão Contra E-Mails Comerciais Não-Solicitados (Cauce, na sigla em inglês). "Soloway tem ridicularizado a comunidade antispam e as autoridades federais por anos, desafiando-os a encontrá-lo. Finalmente o fizeram."

Segundo Levine, a demora em prender o "rei do spam" se deveu ao detalhismo das autoridades em relação à investigação e às acusações. Soloway já havia perdido um processo de US$ 7 milhões contra a Microsoft em 2005, mas manteve suas atividades.

Além de prender Soloway (que vivia em um luxuoso apartamento e tem, entre outros carros, um Mercedes conversível), o governo tenta recuperar US$ 773 mil que o acusado teria obtido com seu negócio fraudulento.

Outro desafio está no caminho dos promotores norte-americanos: educar e informar o júri e as partes envolvidas sobre as especificidades dos crimes tecnológicos. "É um pouco mais complicado do que 'um homem vai a um banco com uma arma e rouba dinheiro'", comparou Levine.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home